segunda-feira, 16 de maio de 2011

Como atender um paciente em uma consulta médica?



Seja de emergência ou agendada, a consulta presume uma necessidade de atenção do indivíduo, ainda maior do que a que dispensamos em uma loja quando ele vai às compras.

Por quê? Porque o indivíduo, na posição de paciente estabelece um vínculo emocional maior com a clínica, ou hospital.

Ele precisa perceber que a sua saúde tem importância para quem irá tratá-lo, caso contrário, o stress ocasionado por um diagnóstico pode ser ainda maior, antes mesmo que o paciente chegue até o médico.

Então hoje é necessário falar de atendimento ao paciente porque não só pacientes de redes públicas (como sabemos), mas também privadas, sofrem por erros no atendimento desde o descaso da equipe de recepção até a negligência médica, ou seja, mesmo pagando um convênio o cliente/paciente, muitas vezes, não é visto como tal. E não são casos isolados.

Ora, isso é um contra-senso em uma sociedade onde os avanços tecnológicos dão saltos e a comunicação já não tem fronteiras.

Mas há exceções. Recentemente, presenciei um modelo de atendimento humanizado, que demonstrou total atenção e cuidado com o paciente. Isto aconteceu no Hospital Bandeirantes, em São Paulo, em um domingo, no pronto-atendimento. Neste caso podemos dizer que realmente, houve uma ação de pronto-atendimento, pois desde os primeiros procedimentos, ainda na recepção, até o atendimento médico houve total comprometimento com a saúde do paciente.

É necessário boa vontade e visão para fazer bem feito. Hoje fala-se em humanização da saúde, mas o paciente já cobra isso há muito tempo. Humanização não pode ser tratada como novidade, tem que ser regra. É preciso encaixar a visão do antigo médico de família, aquele que oferecia um atendimento personalizado , conhecia todos pelo nome ao formato do atual atendimento à saúde.

É simples saber como atender um paciente, basta que as instituições ligadas à saúde, coloquem o paciente em primeiro lugar na pauta de suas reuniões e passem isso da pauta à prática.

Um comentário:

  1. Parabéns pela sua postagem uma vez que da bem o seu recado assim: É simples saber como atender um paciente, basta que as instituições ligadas à saúde, coloquem o paciente em primeiro lugar na pauta de suas reuniões e passem isso da pauta à prática.

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